Feira do Livro de Lisboa 2020
Após o inevitável adiamento devido à pandemia de covid-19, foi hoje inaugurada a nonagésima edição da Feira do Livro de Lisboa. Neste ano tão desassossegado para todos nós, vamos tentar retomar alguma normalidade através do contacto com os nossos leitores e autores.
Desta vez o evento decorrerá em moldes diferentes dos que tiveram lugar em anos anteriores. A segurança sanitária é a prioridade e obriga a medidas de prevenção tanto para os funcionários como para os visitantes. Por essa razão todos os participantes na Feira (editores, livreiros, parceiros e restauração) têm de usar máscara ou viseira de protecção no atendimento aos clientes. Para além do distanciamento físico (no mínimo 2 metros) aconselhado pela Direção-Geral da Saúde na visita e nas filas de atendimentos, recomenda-se também a higienização das mãos depois do manuseamento dos livros expostos. Para o efeito vão ser distribuídos pelo recinto vários dispensadores de solução anti-séptica à base de álcool ou gel desinfectante para uso do público.
Os visitantes que não trouxerem protecção própria poderão adquiri-la à entrada da Feira e nos pontos de informação. É aconselhável o uso de máscaras comunitárias ou de uso social (não cirúrgicas), privilegiando os artigos que apresentem o selo de certificação “COVID-19 Aprovado”.
Entre outras medidas do Plano de Contingência aprovado para a Feira do Livro de Lisboa estão o reforço da limpeza e desinfecção dos equipamentos dos diversos espaços (palcos, auditório, fraldário, etc.), áreas de restauração e instalações sanitárias. Nas praças e auditório será garantida a distância mínima de segurança entre o palco e a plateia e entre espectadores. Foi proibida a realização de eventos de animação com mascotes ou animadores que requerem a interacção com o público.
Vamos, todos juntos, zelar pela segurança e bem-estar no local do evento para que no final os leitores possam regressar tranquilamente a casa e desfrutar das suas novas leituras.
Esperamos por si nos pavilhões A20 e A22.
Local:
Parque Eduardo VII, Lisboa
Calendário:
27 de Agosto a 13 de Setembro
Horário:
Segunda a quinta, das 12h30 às 22h00
Sextas, das 12h30 às 24h00
Sábados, das 11h00 às 24h00
Domingos, das 11h00 às 22h00
Entrada livre