Florbela Florbela

“Florbela, Florbela” – Celebração da vida e obra de Florbela Espanca

Estreou hoje a peça de teatro Florbela, Florbela, baseada na vida e obra de Florbela Espanca. Com texto de Filomena Oliveira e Miguel Real e interpretação das actrizes Carla Chambel, Maria Marrafa e Rosário Gonzaga, esta peça intenta homenagear a grande poetisa alentejana nascida em Vila Viçosa há 130 anos.

Florbela, Florbela
Florbela, Florbela

A par da peça de teatro, foi apresentado o livro que reúne o texto original e uma introdução que contextualiza a vida e obra da escritora. A peça de teatro explora a relação de conflito, aproximação/afastamento, apreço/crítica que se desenvolve entre as três personagens (a encenadora do espectáculo, a actriz que representa a verdadeira Florbela e a actriz que interpreta o papel de Florbela na peça), revelando não só os principais momentos da vida da poetisa, os seus dramas e paixões, a forte crítica social preconceituosa da época em que viveu, como as tensões existentes entre as personagens, entre a mentalidade actual e a mentalidade reinante no início do século XX, entre os preconceitos de ontem e os de hoje. Todas estas tensões explodem e confluem para a criação do espectáculo dramático e lírico destas três personagens femininas.

A peça é igualmente uma homenagem à mulher portuguesa, sobretudo à mulher do interior, que, mais do que a das grandes cidades, viveu durante o regime do Estado Novo segundo um estatuto social de opressão e de humilhação.
 

Florbela, Florbela - Cartaz
Florbela, Florbela – Cartaz

Local:
Teatro Garcia de Resende, em Évora
 
Calendário:
10 de Outubro a 3 de Novembro 2024
 
Horário:
Quarta a Sábado às 19h00; Domingo às 16h00
 
Sessões especiais:
Tradução em língua gestual nos dias 19 e 26 de Outubro
 

Share your thoughts

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.