Descrição
Um retrato do estado actual da Escola Pública em que o autor aponta erros e apresenta propostas para um futuro diferente.
€ 11.66
Sobre o livro
Poucos serão os que desconhecem que a política dos nossos últimos governos, no domínio da educação, se tem caracterizado por medidas diversas, impostas pela calada e coercivamente, que longe de melhorar o sis-tema de ensino, têm vindo a desestabilizá-lo e a piorá-lo. Particularmente no que respeita à Escola Pública de matriz democrática parece até haver um propósito deliberado de a desmantelar e de favorecer o ensino privado. Em nome dos imperativos economicistas impostos pela Troika e servilmente aceites pelos últimos governos, desinveste-se cada vez mais na educação, reduzindo drasticamente o número de professores, das escolas, ajuntando estas em disfuncionais mega-agrupamentos, e, pior do que isso, humilhando os docentes com provas de avaliação desajustadas aos seus currículos e ofendendo os seus legítimos direitos. Com a coragem e frontalidade que se lhe reconhece, Mário Nogueira subscreve um livro que é um libelo acusatório das más políticas seguidas em tão importante domínio mas que não se esgota aí, contendo também preocupações comuns à maioria dos docentes e propostas construídas nas muitas reuniões e contactos que tem tido com todos os agentes educativos. Chamar a atenção para os perigos que espreitam a Escola Pública e apresentar propostas que constituam uma alternativa para o seu futuro, é outro dos seus propósitos.
Sobre o autor
Mário Nogueira nasceu em Tomar em 1958. O percurso no liceu e a vontade de procurar a sua autonomia levou-o a recusar o ano de serviço cívico e a entrar para a Escola do Magistério Primário de Coimbra em 1975. Pelo caminho ficaram anos de associativismo estudantil. Trabalhou em diversas escolas do distrito de Coimbra. Concluiu a licenciatura já na Escola Superior de Educação de Coimbra. O seu envolvimento na vida associativa tornou-o dirigente do SPRC, depois da FENPROF e, mais tarde, da CGTP. É professor em Coimbra, Secretário-geral da FENPROF, membro da Coordenação do SPRC e também do Conselho Nacional e Comissão Executiva da CGTP.
Um retrato do estado actual da Escola Pública em que o autor aponta erros e apresenta propostas para um futuro diferente.
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