Espectadores e Públicos Activos

 12.72

Sobre o livro
Espectadores e Públicos Activos desafia a pensar o espectador e o público como entidades que resultam  das acções e das expressões que se lhes dirigem, se emocionam, avaliam, exprimem opiniões e revelam. A perspectiva adoptada – de inspiração pragmatista, mas também, em parte, fenomenológica e hermenêutica – é que não existe espectador ou público que preceda as condições em função das quais se constitui. Um e outro sofrem uma experiência, formam-se nas situações de recepção e resultam de actividades, não sendo entidades passivas. Os públicos advêm do diálogo, do encontro de interesses, do sentimento de pertença a um colectivo: leitores de um mesmo jornal, ouvintes de um mesmo programa de rádio ou género de música, espectadores de um mesmo programa televisivo ou de teatro, públicos activados por ocasião de um acontecimento mediático, de um evento ou exposição. Formam comunidades de interpretação, significação ou de gosto, públicos de um género de expressão artística ou públicos que reagem a um problema. Nas redes digitais são públicos-utilizado-res; o espectador(-utilizador) é afectado numa lógica de recepção e é instigado a tornar-se produtor, emissor, criador.  

 

Sobre a autora
Isabel Maria Pérez da Silva Babo Lança é licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto, doutorou-se em Sociologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, sob a orientação de Louis Quéré, com a tese La Configuration des Evénements Publics. L’affaire República et les Manifestations aux Açores (Portugal, 1975) e fez a agregação em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. É reitora da Universidade Lusófona do Porto, desde Julho de 2012, e directora do curso de doutoramento em Estudos em Comunicação para o Desen-volvimento. É investigadora do CICANT. As suas áreas de especialização são a sociologia do acontecimento, a socio-logia da comunicação e as teorias do espaço público, com livro, artigos científicos e comunicações sobre aconteci-mento e problema público, acontecimento mediático e jor-nalístico, configuração mediática dos acontecimentos e memória colectiva, média, recepção e públicos.

REF: 978-989-750-034-3 Categorias: ,

Descrição

Um ensaio singular que reflecte sobre a formação de públicos e comunidades de debate nas sociedades modernas.

Press Release

Press - Espectadores e Públicos Activos

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.